banner workshop escuro-07-07.png
 

WORKSHOP DE ORATÓRIA 

 

RESUMO

Ensino de técnicas de oratória voltadas ao mercado de trabalho, para se saírem melhor em uma entrevista de emprego, conseguir conduzir reuniões mais assertivas e impactantes, aprenderem dar feedback e comunicação verbal para entenderem o quão importante entender e usar todas as ferramentas da comunicação.

DATA E HORÁRIO/ 

 
 
 

05/05 das 17h às 18h30

Rafael Alves Frascari

Diretor Franqueado Vox2you Uberlândia

EMENTA

1.  CRIATIVIDADE
2.  RAPPORT
3.  ASSERTIVIDIDADE
4.  O PERÍODO DO JULGAMENTO
5.  COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
6.  EFEITO DUNNING KRUGER

WORKSHOP DE MERCADO FINANCEIRO

 

RESUMO

Introdução sobre o mercado financeiro, tipos de investimentos, pontos positivos e negativos dos investimentos, riscos e liquidez de cada investimento. Além disso, serão feitos investimentos na prática para alinhar com os conceitos teóricos abordados no workshop.

DATA E HORÁRIO/ 

 
 
 

05/05 das 17h às 18h30

Luiz.jpg

Luiz Otávio Ferreira

Pedro.jpg

Pedro Fernandes

WORKSHOP DE INOVAÇÃO ABERTA

 
 

RESUMO

A atividade consiste na apresentação das soluções desenvolvidas pelos participantes do minicurso “Como criar uma startup e inovar em engenharia civil?”. Professores e profissionais irão compor uma banca, que dará feedbacks e recomendações para cada solução. Ao final, haverá uma minipalestra de encerramento do minicurso e apresentação do Programa de Inovação Aberta.

DATA E HORÁRIO/ 

 
 
 

07/05 das 8h às 11h

Benjamim Gabriel Bueno Araújo

Engenheiro civil, consultor de inovação na KPMG&Distrito – Leap, exdiretor de inovação da Liga Empreendedora de Uberlândia, ex-presidente da Constru (Empresa Júnior de Engenharia Civil e Arquitetura da UFU), fundador de uma startup de construção civil acelerada pelo programa de aceleração AWC (organizado pela POLI – USP e destinado a transformar trabalhos de conclusão de curso em startups)

Alexandre Cardoso

Engenheiro Eletricista e Mestre em Engenharia Elétrica pela UFU e Doutor em Engenharia de Sistemas Digitais pela USP. É professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Educação, Ambientes Virtuais, Interfaces Humano Computador e Visualização da Informação. Atuou como Coordenador da Comissão Especial de Realidade Virtual - CERV, da Sociedade Brasileira de Computação - SBC e é membro da mesma desde sua criação.

Rafael Pasquini

Recebeu seu M.Sc. e Ph.D. em Engenharia Elétrica com ênfase em engenharia da computação pela Unicamp. Foi pesquisador visitante no departamento de Engenharia de Redes e Sistemas (NSE) do KTH - Royal Institute of Technology - Estocolmo/Suécia. Desde 2011 é Professor na FACOM UFU, atualmente, professor associado, e lidera o grupo de pesquisa em Sistemas Distribuídos e Redes (DSN) do departamento de Ciência da Computação da UFU. Dentro de tais tópicos de pesquisa, ele está envolvido em projetos de pesquisa com a indústria e a academia, os mais recentes são NECOS, SFI² e ADMITS, atua na organização de conferências sobre o tema de redes definidas por software e atua como editor associado do IEEE TNSM e suas edições especiais. Desde fevereiro de 2021, ele atua como Diretor Geral de TIC da Universidade Federal de Uberlândia.

Maria Adriana Vidigal de Lima

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Informática pela Université François-Rabelais de Tours, França (2007). Atualmente é professora da Universidade Federal de Uberlândia atuando nos cursos de Engenharia Ambiental e Gestão da Informação. Trabalha na área de Banco de Dados, atuando principalmente nos temas de teoria e sistemas de bancos de dados, com ênfase na verificação de restrições de integridade em bases semiestruturadas e integração de dados.

Wendel Alexandre Xavier de Melo

É professor adjunto da Faculdade de Computação da UFU desde. Foi também professor substituto na UFRJ e pesquisador visitante na prestigiada Universidade de Michigan. É pesquisador na área de otimização computacional, tendo publicado diversos artigos sobre o tema, e desenvolvedor principal do projeto Muriqui, um software abrangente para a resolução de problemas de otimização não linear inteira mista. Possui premiação destinada a desenvolvedores de ferramentas computacionais abertas para otimização e pesquisa operacional e já trabalhou, como desenvolvedor no escritório brasileiro do Google em Belo Horizonte e é autor do livro "IUP - Introdução ao Universo da Programação com Python", um material de livre acesso para democratização do ensino de programação no Brasil.