arte base seeciv-03.png

PALESTRA DE ABERTURA /

bruno loreto.png

Bruno Loreto

A REVOLUÇÃO DAS CONSTRUTECHS E PROPTECHS

DESCRIÇÃO /

Nos últimos anos vimos a ascensão das startups nos mais diversos segmentos, chegando à área de construção civil e ao mercado imobiliário também. Para os futuros engenheiros e empreendedores da área, é essencial conhecer o potencial das empresas de tecnologia de alto crescimento.
O incentivo a inovação na engenharia civil é extremamente importante e tem o intuito de criar um mundo onde construir seja fácil e de desenvolver tecnologias que reduzam custo, melhorem qualidade, tornem o setor sustentável e integrem o ecossistema da construção em uma jornada única.

SOBRE BRUNO LORETO / 

WhatsApp Image 2021-04-13 at 12.06.00.jp

Bruno Balbinot

É Managing Partner da Terracotta Ventures. Foi Head da operação do Construtech Ventures. Bruno Loreto é economista, com MBA pela escola de negócios Insper. Há mais de 10 anos atua com tecnologia voltada ao setor de construção e mercado imobiliário e desde 2016 vem investindo em empresas com alto potencial de crescimento que buscam inovar no setor. Em 2019 fundou a Terracotta Ventures, primeira empresa de venture capital na América Latina focada em investimento em Construtechs e Proptechs.

SOBRE BRUNO BALBINOT / 

Fundador e CEO da Ambar Technology. Em 2013, após participar de projetos do sistema produtivo da Volkswagen e também estudos de gestão executiva na Harvard Business School and University, London Business School e INSEAD, Bruno criou a empresa que tem como pilar principal ajudar a construir um futuro mais simples para todos. É a partir dessa visão, veia empreendedora, conhecimento e experiência, todos traduzidos em tecnologias inovadoras, que é a Ambar.

 

PALESTRA 1 /

INTRODUÇÃO AO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS

DESCRIÇÃO /

O curso fundamentos do método dos elementos finitos procura fundamentar, bem como dar uma visão geral do método dos elementos finitos, aplicado aos cálculos das estruturas inicialmente estáticas, dando base para estruturas dinâmicas. 

Inicialmente é apresentado o elemento mola, para a partir deste, fundamentar a matriz de rigidez, e ainda resolver um exercício contendo este elemento, para que se possa embasar algumas técnicas do método dos elementos finitos, tais como a determinação da dimensão da matriz de rigidez, e a localização da matriz de rigidez do elemento, dentro da matriz de rigidez da estrutura. 

É feita uma analogia entre o elemento mola e o elemento barra, o qual terá sua matriz de rigidez definida. 

Serão determinadas as matrizes de rigidez de alguns elementos finitos, com mais graus de liberdades, tais como elemento barra com as extremidades engastadas, o elemento triangular e o elemento retangular. 

radi.png

Ms. José Radi Neto

SOBRE O PALESTRANTE / 

Engenheiro civil, Pós graduado em matemática, mestrado em engenharia das estruturas, doutorando no curso de engenharia mecânica, Ex-professor universitário durante 30 anos, Programador em diversas linguagens, Ministro cursos de estruturas, com programas desenvolvido por mim, sou calculista de estruturas especiais há mais de 35 anos no mercado, Ex-secretário de Obras da cidade de Araguari-MG.

 
 

PALESTRA 2 /

michelle bachega.png

APROVAÇÃO DE PROJETOS E REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS

DESCRIÇÃO /

Essa palestra será voltada para os estudantes de engenharia que querem aprender mais sobre aprovações em prefeitura e querem sair da faculdade e ter uma área rentável e com grande demanda para atuação.

Michelle Bachega

SOBRE O PALESTRANTE / 

É Engenheira Civil, Especialista em Gestão de Projetos e Legalização de Obras, Fundadora do curso Aprove Projetos Com Sucesso e Regularização de Imóveis Descomplicada.  Ampla experiência em “Permits” Permissões Legais em todo território Brasileiro, com foco em grandes empreendimentos imobiliários. Participação em contratos com Bancos, Fast-food, farmácias, entre outros. Participação em mais de 100 projetos em todo Brasil.

PALESTRA 3 /

EXECUÇÃO DE CORTINAS ATIRANTADAS

DESCRIÇÃO /

A execução de cortinas atirantadas é uma técnica de contenção com caráter provisório ou definitivo, que consiste na execução de paramento de concreto armado ou perfis metálicos cravados juntamente com perfurações no solo ou rocha. Esse tipo de contenção é recomendado em terrenos que apresentam ou venham apresentar grandes instabilidades e, na maioria das situações, as condições dos locais envolvem outros riscos como: trabalho em altura, escavações de valas e maciços, entre outros.

SOBRE O PALESTRANTE / 

antonio narezi.png

Luiz Antônio Narezi Júnior

É engenheiro civil pela UFJF, com ênfase em saneamento, também em engenharia geotécnica, ambiental e de segurança do trabalho. Especializado em trabalhar com fundações profundas e, para tal, é mergulhador profissional e, assim, pode dedicar-se a serviços de tubulões a ar comprimido em condições hiperbáricas, atividades estas realizadas para execução de fundações em rios e no mar. Trabalhou com todos os tipos de fundações mecanizadas tais como, jet grouting, paredes diafragmas, estacas escavadas, estacas mecanizadas, estacas hélice continua monitorada e raiz dentre outras.

PALESTRA 4 /

vinicio firmino mendes.png

Vinicio Firmino Mendes

JOVENS ENGENHEIROS NO MERCADO DE TRABALHO: COMO LIDAR COM CLIENTES E LIDERAR EQUIPES NO CANTEIRO DE OBRAS SENDO TÃO JOVENS

DESCRIÇÃO /

A palestra busca mostrar aos alunos e profissionais de engenharia civil e interessados na construção, quais são os meios de tratativas com clientes, como liderar equipes em canteiro de obras mesmo sendo jovens e ainda experiências de mercado e tecnologias na construção atualmente. Liderança é a condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar, e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Sendo assim teremos tal abordagem na palestra, onde o intuito é mudar o campo de visão dos profissionais que estão em formação e mesmo os que já atuam no mercado de trabalho. 

Listo cinco competências essenciais que iremos abordar: “Causar impacto”; olhar a próxima curva; questionar em vez de ter a resposta pronta; fazer com as pessoas em vez de para elas; ser diverso. 

SOBRE O PALESTRANTE /

É Engenheiro Civil, Pós-graduado em “Gerenciamento de Obras: qualidade, desempenho e racionalização da construção (2020); Liderança e gestão de pessoas (2020); É CEO na Happy Construtora, especializada em obras residenciais, comerciais e multifamiliares de médio/alto padrão e é Empreendedor.

 
 

PALESTRA 5 /

LINKEDIN E O PERFIL DO PROFISSIONAL NAS REDES SOCIAIS

DESCRIÇÃO /

Com o currículo em papel sendo cada vez menos utilizado, é importante conhecer as ferramentas que exercem o papel de "currículo digital". Este workshop é ideal para quem deseja entender mais sobre o funcionamento do LinkedIn e tirar dúvidas a respeito do que é válido inserir na plataforma para obter um perfil campeão! 

SOBRE O PALESTRANTE /

yvo rafael.png

Yvo Rafael

Administrador pela PUC-SP, atua em Recursos Humanos há 5 anos. Realizou processos seletivos para segmentos como bens de consumo, indústria, jurídico, agronegócio, farmacêutico, tendo atendido a grandes empresas (Nestlé, Corteva, Pinheiro Neto Advogados, Siemens, Honda, MSD, entre outras). Acostumado a conduzir dinâmicas em grupo e entrevistas, é apaixonado por pessoas e por ouvir suas histórias de vida. Atua como Consultor de Recrutamento e Seleção na Hub On Demand desde 2019.

 

PALESTRA 6 /

fernando guimaraes.png

ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE UBERLÂNDIA

DESCRIÇÃO /

Apresentar de forma resumida as diversas etapas dos processos de tratamento de água aplicados nas ETA’s de Uberlândia, desde a captação de água até a reservação. 

SOBRE O PALESTRANTE /

Fernando Guimarães Moreira

Graduação em Química pela universidade Federal de Uberlândia. Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade de Uberaba. Pós graduação em Gestão Ambiental pela Faculdade Católica de Minas Gerais. Servidor efetivo do Departamento Municipal de Uberlândia, atuando como: Diretor Técnico; Gerente de Tratamento de Água; Coordenador de Área Técnica – Diretoria de Planejamento.   

Atualmente acompanhando o processo de pré-operação do novo sistema de tratamento de água denominado Capim Branco. 

 

PALESTRA 7 /

DESAFIOS DO BIM: UMA ABORDAGEM MEP

DESCRIÇÃO /

O Building Information Modeling (BIM) é um dos mais promissores desenvolvimentos no setor AEC, que possibilita tanto a construção virtual do empreendimento quanto a gestão das informações relacionadas a ele. Há um tripé fundamental de sustentação para implementação do BIM que está baseado em: pessoas, tecnologia e processos. Todo desenvolvimento de projeto que faz uso do BIM, requer profissionais de diferentes áreas (interdisciplinaridade) e a utilização de softwares variados e de empresas de tecnologia distintas (interoperabilidade). Nesse contexto a palestra trará a seguinte discussão: Que competências um engenheiro MEP precisará desenvolver para estar adequadamente inserido no BIM.

MOACIR DE OLIVEIRA JUNIOR.png

Moacir de Oliveira Júnior

SOBRE O PALESTRANTE /

Possui graduação em Engenharia Civil pela FURB e graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela UNIVALI, especialização em Engenharia de Prevenção de Incêndio pela Fundação Fritz Muller e em Educação à Distância, Docência e Tutoria pelo UNIAVAN. Atualmente está cursando especialização MBA em Plataforma BIM pelo INBEC e Mestrado em Computação Aplicada – MCA pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Trabalha como professor da UNIVALI e como professor do UNIAVAN, além de já ter ministrado disciplinas acerca de BIM em especializações na UNIVALI e UNISOCIESC. É CEO responsável pelos projetos, desenvolvimento de softwares para engenharia, suporte e treinamentos pela empresa VIPTEC Soluções CAD & BIM (2001).

 

PALESTRA 8 /

patricia baldini

MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

DESCRIÇÃO /

A palestra visa apresentar a evolução temporal dos principais elementos e conceitos referentes à mobilidade e ao planejamento urbano, abordando as relações entre transporte, acessibilidade e mobilidade com o foco na sustentabilidade das cidades.

SOBRE O PALESTRANTE /

Patrícia Baldini de Medeiros Garcia

Professora da Universidade Federal de Itajubá- Unifei, no curso de Engenharia da Mobilidade, atuando na área de Planejamento Urbano e Infraestrutura. Formada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, tem pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e é mestre pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar São Carlos/SP em Engenharia Urbana, na qual desenvolveu estudos na área de Planejamento de Transportes com o foco em Polos Geradores de Viagens e Acessibilidade.

 

PALESTRA 9 /

NEGÓCIOS DO MERCADO IMOBILIÁRIO

DESCRIÇÃO /

Abordar temos macro econômicos da construção civil assim como toda a cadeia e o ciclo de incorporação. Entender alguns parâmetros de viabilidade, novos negócios, legalização, produto e mercado.

SOBRE O PALESTRANTE /

michael.png

Formado na USP São Carlos (EESC) em 2009. Pós Graduado em Mercado Imobiliário pela FIA-USP. 14 anos atuando na construção civil e desde de 2018 na Bild e Vitta.

 

Michael Teixeira do Nascimento

PALESTRA 10 /

tatiana melo.png

Tatiana Melo

A INFLUÊNCIA POSITIVA DA ORGANIZAÇÃO NOS ESTUDOS

DESCRIÇÃO /

A organização é um hábito que pode ser construído. Os seus benefícios influenciam a vida como um todo de forma ampla e totalmente positiva. Nos estudos não é diferente, a organização proporciona aumento do foco, concentração e escolha assertiva em prol de resultados satisfatórios. Mais que um processo de organização pessoal para aperfeiçoamento dos estudos, trata-se de um processo profundo de autoconhecimento, para resultados reais em todas as áreas da vida.

SOBRE O PALESTRANTE /

Tatiana Melo é Bióloga por formação.  Pós graduada em Paisagismo e Revitalização Ambiental. Atua como palestrante, docente e consultora em organização profissional. Docente em Cursos de formação para Personal Organizer Home em Belo Horizonte, idealizadora do primeiro curso de pós graduação na área de organização de ambientes em Minas Gerais e vice-presidente e diretora do departamento de educação na gestão de 2017 a 2019. Hoje, dedica parte do seu tempo para ajudar as pessoas a transformarem os seus relacionamentos através da organização.

 

PALESTRA DE ENCERRAMENTO /

VOCÊ NÃO PRECISA DE MOTIVAÇÃO. VOCÊ PRECISA DE RESULTADOS TODOS OS DIAS

DESCRIÇÃO /

Você é dessas de 8 ou 80? Que sonha todos os sonhos mais incríveis e quando percebe que as coisas não vão acontecer exatamente como espera ou pelo menos não no tempo que espera, se frustra, perde a motivação e trava, ou perde potência? Calma! Você não está sozinha! As vezes o seu sistema de regras é tão exigente e complexo que as coisas ficam difíceis. Daí, as chances de você desistir são grandes.

sandrely.png

SOBRE O PALESTRANTE /

Sandrely Gavioli foi professora de ensino médio e universitária por 12 anos, foi executiva de um grande banco nacional por 13 anos e hoje comanda sua empresa no segmento de educação para o florescimento humano. É Master Positive Coach e Mentora empresarial de referência no Paraná. Especialista em ativar potência de vida pessoal e profissional.  Já treinou mais de 5 mil pessoas nos últimos 3 anos. Sua formação base é em matemática e estatística, MBA em Gestão de Negócios e Marketing pela FGV-Rio e 5 especializações em Coaching e Mentoring.

 

Sandrely Gavioli